Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://muslimhands.org.uk/_ui/images/c18d873092ab.jpg

 

Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos antes que o próximo Ramadan chegue

Qual é a regra sobre quem se esquece de compensar jejuns perdidos antes que chegue o próximo Ramadan?

 

-----------------------------------------

 

Todos os louvores são para Allah.

Os fuqaha’ (estudiosos do fiqh) concordam unanimemente que o esquecimento é uma razão válida, o que significa que não há pecado ou responsabilidade em quaisquer assuntos, por uma grande quantidade de evidências no Alcorão e na Sunnah, entretanto, eles divergem sobre a fidyah (expiação) ainda ser necessária em casos de esquecimento.

Com relação à questão do esquecimento de compensar os jejuns perdidos do Ramadan antes do próximo Ramadan, os sábios também concordaram unanimemente que eles ainda devem ser compensados ​​após o segundo Ramadan, e não há dispensa ​​como resultado do esquecimento.

Mas eles divergem sobre a fidyah (que consiste em alimentar um pobre) ser necessária ao compensar o jejum perdido (depois que o segundo Ramadan já passou). Existem dois pontos de vista:

1 – Que a fidyah não é exigida, pois o esquecimento é uma desculpa que não implica em pecado e a fidyah é, então, dispensada.

Essa era a visão da maioria dos Shaafa'is e de alguns Maalikis.

Ver: Tuhfat al-Muhtaaj por Ibn Hajar al-Haitami (3/445); Nihaayat al-Muhtaaj (3/196); Minah al-Jalil (2/154); Sharh Mukhtasar Khalil (2/263).

2 – Que a fidyah é exigida, e o esquecimento é uma desculpa que apenas não implica em pecado.

Esta foi a opinião de al-Khatib al-Sharbini entre os Shaafa'is, que disse em Mughni al-Muhtaaj (2/176):

Parece que indica que não há pecado apenas, e que a fidyah não é dispensada.

Isso também foi afirmado por alguns dos Maalikis.

Veja: Mawaahib al-Jalil Sharh Mukhtasar Khalil (2/450).

A visão mais correta é a primeira, insha’Allah, por três razões:

1 - O significado geral dos versículos e ahaadith que dizem que as pessoas não são responsabilizadas pelo esquecimento, como o versículo em que Allah diz (interpretação do significado):

"Senhor nosso! Não nos culpes, se esquecemos ou erramos.”

[al-Baqarah 2:286]

2 - O princípio básico de que não se está sujeito a qualquer expiação ou fidyah exceto com evidências, e não há evidências confiáveis ​​neste caso.

3 - Há uma diferença de opinião quanto a esta fidyah ser exigida, em primeiro lugar, mesmo no caso de alguém que demora a repor os jejuns deliberadamente. Os Hanafis e Zaahiris são da opinião de que não é obrigatório e Shaikh Ibn 'Uthaimin era da opinião de que é apenas mustahabb, porque não há relatos que sugiram que seja prescrito, exceto pelas ações de alguns dos Sahaabah – o que não é forte o suficiente para sugerir que as pessoas sejam obrigadas a seguir, muito menos obrigá-las a fazer isso numa situação em que Allah concedeu uma desculpa.

Veja a resposta à pergunta n° 26865.

Para resumir, a pessoa só precisa recuperar os jejuns perdidos e não necessita alimentar os pobres, assim deve repor estes dias após o Ramadan.

E Allah sabe melhor.


https://islamqa.info/pt/answers/107780/parecer-sobre-aquele-que-esquece-de-repor-jejuns-perdidos-antes-que-o-proximo-ramadan-chegue

Hierarquia do Artigo:
Artigos Ramadan Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2021

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo