Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: O Estatuto da Família no Islam - Ensinamentos islâmicos sobre o controle de doenças contagiosas - Causas da apatia na fé e como remediar - O Pecado e Seus Efeitos em Quem os Comete - O que fazer quando a fé em seu coração está esmorecendo? - Significado da crença em al-Qadar (a vontade e o decreto divinos) - Os Profetas são Iguais? - A virtude de fazer muitos jejuns voluntários no mês de Muharram - Qual a virtude do mês de Muharram? - A facilidade para se converter ao Islam - A Realidade da Crença nos Mensageiros - O verdadeiro significado de ‘ubudiyah (verdadeira submissão a Allah) - Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil - Capítulo 106, Coraix (Os Coraixitas) - Capítulo 63, versículos 9-11: Não se torne um dos perdedores -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

 

A adoração não é tão onerosa e difícil que o Muçulmano precise ter um descanso dela. Pelo contrário, é um ato de amor e veneração de Allah, Exaltado seja. O que motiva a pessoa a fazê-la é o amor sincero de Allah e o grande anseio por Ele; o Muçulmano humilda-se em adoração perante o seu Senhor, clamando-O, conversando com Ele, voltando-se a Ele, colocando sua esperança em Sua misericórdia, buscando Sua graça e generosidade e proximidade com Ele. Aquele que é assim não pedirá para se livrar desta adoração; Ele só pedirá mais oportunidades para adoração e obediência. Ele será como o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) que costumava dizer: "Que encontremos conforto nisso - ou seja, na oração - Ó Bilaal".

Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) disse: Não há dúvida de que a perfeita servidão a Allah é parte do amor perfeito, e o amor perfeito está ligado à perfeição do Amado em si mesmo, porque Allah, Glorificado seja, é completamente e absolutamente perfeito em todos os aspectos, e não poderia ter quaisquer imperfeições de qualquer tipo. Para aquele que é assim, nada pode ser mais caro para o coração das pessoas do que Ele; enquanto seus princípios e a razão estiverem sãos, é inevitável que Ele seja o mais querido de todas as coisas em seus corações. Sem dúvida, o amor a Ele leva à submissão e obediência a Ele, buscando Seu prazer, fazendo o máximo em adorá-Lo e voltando-se a Ele. Este é o melhor e mais forte motivo para fazer atos de adoração. Mesmo que não houvesse mandamentos e proibições, nenhuma recompensa e castigo, a pessoa faria o seu melhor e dedicaria seu coração ao verdadeiro Deus. Portanto, um dos salaf disse: Amá-Lo me motiva de tal maneira que é ainda mais forte do que os Seus comandos. E 'Umar disse sobre Suhaib: Mesmo que ele não temesse a Allah, ele não O desobedeceria...

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ficar em oração até que seus pés ficassem inchados. Foi dito a ele: Fazes isto apesar de os teus pecados passados e futuros terem sido perdoados? Ele disse: "Eu não deveria ser um servo agradecido?"

Allah é adorado, louvado e amado porque Ele merece isso; de fato, o que Ele merece de adoração de Seus servos é algo que está além de suas capacidades e força de vontade, e suas mentes não podem imaginar isso. Ninguém entre Sua criação pode adorá-Lo como Ele realmente merece ser adorado, e ninguém pode amá-Lo e louvá-Lo como Ele merece. Daí o melhor, o mais perfeito de Sua criação, o mais conhecedor Dele, aquele que era mais querido e mais obediente a Ele, disse: "Eu não posso louvar-Te o suficiente." E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que suas ações não eram suficientes para que ele fosse salvo, como disse: "Ninguém será salvo por suas ações". Eles disseram: “Nem mesmo tu, Ó Mensageiro de Allah?” Ele respondeu: "Nem mesmo eu, a menos que Allah me envolva em Sua misericórdia e graça." Que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele, sobre a variedade daquilo que Ele criou nos céus, daquilo que Ele criou na terra, daquilo que está entre eles, e daquilo que Ele é o Criador. De acordo com o conhecido hadith marfu’, existem alguns de Seus anjos que têm prostrado para Allah e nunca levantaram suas cabeças desde que foram criados, e há alguns que se curvam e nunca levantaram suas cabeças, desde que foram criados (e permanecerão assim) até o Dia da Ressurreição, e no Dia da Ressurreição eles dirão: Glória a Ti, não Te adoramos como mereces ser adorado. Fim de citação.

Miftaah Daar al-Sa‘aadah, 2/88-90

 

https://islamqa.info/pt/answers/125994/adoracao-e-amor-e-veneracao-nao-e-oneroso-e-dificil

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática Adoração é amor e veneração, não é oneroso ou difícil


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2019

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo