Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Como devemos saudar o mês do Ramadan? - A virtude do Ramadan é alcançada pelo jejum em todos os dias - Parecer sobre aquele que esquece de repor jejuns perdidos - Por que os muçulmanos jejuam? - Responsabilidades de uma esposa para com seus pais - A sabedoria por trás do oferecimento da oração - A sabedoria provinda da prescrição do zakaah - Jogos, entre o que é lícito e o que é ilícito - Vontade e Decreto Divino - Condições das boas ações - Reflexão sob a visão do Islam - Como lidar com o vício das drogas? - Relações via Internet - Evidências para a validade do Islam - Razões detalhadas para o castigo no túmulo -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
A sabedoria por trás do oferecimento da oração
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

https://media.gvwire.com/wp-content/uploads/2019/05/31224351/Muslim-Prayer-Ramadan.jpg

 

Tenho uma dúvida, para a qual não consigo encontrar uma resposta apropriada. Por que rezamos assim, com o takbir, prostrando e de pé? Não nos seria suficiente sentarmos e recitarmos o Alcorão, invocando Allah em súplica (du'a) em vez disso? Por que isso é feito dessa maneira?

Todos os louvores são para Allah.

Em primeiro lugar:

Você deve entender – que Allah o oriente – que o fundamento de nossa religião é a obrigação de ouvir e obedecer, e não pensar que podemos sugerir alternativas ao que Allah prescreveu, assim como confiamos na palavra do médico e não a contestamos. Ao contrário, ouvimos e obedecemos, se ele disser para tomar o remédio depois do jantar, não dizemos: Por que não antes do jantar?

Ou se o médico disser, tome sete gotas, não dizemos: por que não cinco gotas? Em vez disso, ouvimos o que o médico diz, mesmo que isso implique suportar o gosto amargo do remédio, ou o alto custo do tratamento, e assim por diante, apesar dele ser um ser humano e não possuir o poder de cura, podendo estar certo ou errado e podendo errar com mais frequência do que acertar.

O que é exigido de nós é que nossa submissão aos ensinamentos islâmicos seja maior do que isso, pois eles são revelados por Aquele que é mais Sábio, mais Louvável, Conhecedor e Onisciente, e "Ele não é interrogado, acerca do que faz, enquanto eles serão interrogados” [al-Anbiya' 21:23].

A fé não pode ser sólida sem a submissão completa a Allah e Seu Mensageiro. Allah, exaltado seja, diz (interpretação do significado).

“Então, por teu Senhor! Não crerão; até que te tomem por árbitro das dissensões entre eles, em seguida, não encontrem, em si mesmos, constrangimento no que julgaste, e até que se submetam, completamente.”

[an-Nissa’ 4:65]

“O dito dos crentes, quando convocados a Allah e a Seu Mensageiro, para que este julgue, entre eles, é, apenas, dizerem: ‘Ouvimos e obedecemos.’ E esses são os bem-aventurados.”

[an-Nur 24:51]

“O Mensageiro crê no que foi descido, para ele, de seu Senhor, e, assim também, os crentes. Todos creem em Allah e em Seus anjos e em Seus Livros e em Seus Mensageiros. E dizem: ‘Não fazemos distinção entre nenhum de Seus Mensageiros.’ E dizem: ‘Ouvimos e obedecemos. Rogamos Teu perdão, Senhor nosso! E a Ti será o destino.’”

[al-Baqarah 2:285].

As-Sa'di disse:

Esta resposta da parte dos crentes inclui tudo o que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) trouxe, ou seja, o Alcorão e a Sunnah, e eles o ouviram com aceitação e submissão. Fim da citação.

Quem quer que reflita sobre esses versículos perceberá que a religião é baseada na aceitação, humildade e submissão a Allah, o Senhor dos Mundos. Como uma pessoa pode não se submeter a Ele, glorificado seja, em todas as coisas e em todos os seus negócios, tanto religiosos como mundanos, quando ela crê n’Ele como seu Senhor, Criador, Guia, Provedor e Controlador?

Como é possível não se submeter ao Seu Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando se crê nele como o Profeta que foi enviado por seu Senhor?

Se uma pessoa segue esse caminho de questionamento, não é exagero supor que isso acabará por conduzi-la à heresia, porque se está dizendo: Por que a oração não pode ser simplesmente recitar o Alcorão e oferecer súplicas? Então alguém virá e dirá: Qual é a razão para oferecer súplicas; não é suficiente o Alcorão? Então, uma terceira pessoa virá e dirá: Por que rezar afinal? Não é suficiente dizer Laa ilaaha illa Allah (não há divindade além de Allah)? E você poderia dizer algo semelhante em relação ao zakat, jejum, Hajj e todas as outras regras do Islam, e o resultado final seria a rejeição das regras do Islam e a heresia.

Em terceiro lugar:

A oração foi ordenada desta maneira, que é a melhor e mais perfeita maneira possível, de modo a atingir a verdadeira servidão a Allah e humildade diante d’Ele, e conhecer o prazer de conversar com Ele. Então, o indivíduo se volta para a qiblah e fica de pé com humildade diante de Allah, com a cabeça baixa, então ele se curva a Allah com humildade, e mostra ainda mais humildade a Allah prostrando-se.

Veja uma descrição detalhada de como a oração é feita, do takbir ao taslim [isto é, do início (Allahu akbar) ao fim (salam)], e reflita sobre as ações e palavras oferecidas por Ibn al-Qayyim (que Allah tenha misericórdia dele) em seu livro as-Salaah.

Pedimos a Allah, exaltado seja, para nos guiar e fazer da oração uma fonte de conforto para nós.

E Allah sabe melhor.

 

https://islamqa.info/pt/answers/136549/a-sabedoria-por-tras-do-oferecimento-da-oracao-da-maneira-mais-conhecida

Hierarquia do Artigo:
Artigos Adoração e Prática A sabedoria por trás do oferecimento da oração


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2021

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo